Securing the border: Brazil’s “South America First” Approach to Transnational Organized Crime

 

Outubro, 2013

 

O Brasil está numa encruzilhada na luta contra o crime organizado transnacional. Por um lado, está buscando um envolvimento mais profundo nas questões de paz e segurança internacional e perseguindo prioridades no além-mar. Ao mesmo tempo, está adotando o que pode ser descrito como uma abordagem “América do Sul primeiro” ao lidar com narco-tráfico, contrabando de armas, lavagem de dinheiro e cibercrime. Isso consiste em investir em instituições subregionais e acordos bilaterais discretos, nas zonas próximas. Essa abordagem local está contribuindo para a consolidação das instituições estatais no interior do Brasil. Mas qual direcionamento o Brasil irá tomar para a próxima década? Esse Artigo Estratégico oferece uma visão geral do escopo e escala do crime organizado na América Latina e no Brasil, mais especificamente. Ele fornece uma revisão crítica dos posicionamentos normativos e institucionais brasileiros – regionais e nacionais – e considera possíveis posturas futuras em relação à segurança.

VER PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo